Observatório Griffith

Observatório Griffith

O Observatório Griffith não só é um dos observatórios astronômicos mais famosos do mundo, como é o lugar que oferece as melhores vistas de Los Angeles, de Downtown até o Oceano Pacífico, incluindo o Letreiro de Hollywood.

História

O Observatório Griffith foi inaugurado em 14 de maio de 1935, depois de quase 2 anos de construção. Foi financiado por Griffith J. Griffith, que havia doado o terreno à cidade alguns anos antes. Seu objetivo era fazer um observatório acessível ao público em geral, ao invés de ser reservado aos cientistas.

O observatório foi utilizado durante a Segunda Guerra Mundial para treinar os pilotos com a navegação astronômica, e durante os anos 1960 foi o lugar escolhido para treinar os astronautas do programa Apolo.

Além de contar com diversos telescópios, o Observatório Griffith conta com um planetário e diversas exposições, entre as quais destacamos uma bobina de Tesla que acende a cada hora para mostrar o que conseguiu um dos principais gênios do século XIX.

Como curiosidade para os cinéfilos, o observatório também apareceu em dezenas de filmes e séries de televisão e alguns exemplos são Juventude Transviada (1955), Exterminador do Futuro (1984) ou Transformers (2007).

Telescópios

Como não podia deixar de ser, o Observatório Griffith conta com um telescópio gigante que permite contemplar as estrelas e os planetas de perto (mas é preciso ter paciência para esperar bastante na fila). À noite, também colocam telescópios menores no exterior do edifício.

Imprescindível e grátis!

Visitar o Observatório Griffith não só é imprescindível, como também, respeitando o desejo de seu criador, sempre será totalmente gratuito. Estacionar, entrar no observatório, olhar nos telescópios... tudo é grátis!

Além de ser uma impressionante janela para as estrelas, o Observatório Griffith é a melhor das janelas para contemplar Los Angeles, pois oferece vistas espetaculares da cidade.

A única parte paga é o planetário Samuel Oschin, onde acontecem 10 projeções semanais. No entanto, o ingresso também é muito econômico.

Horário

De terça a sexta, das 12:00 às 22:00 horas.
Sábados e domingos, das 10:00 às 22:00 horas.
Segunda: fechado.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Ônibus: Griffith Observatory, DASH Observatory.