Teatro Chinês de Hollywood

Teatro Chinês de Hollywood

Desde a sua inauguração em 1927, o Teatro Chinês de Hollywood se tornou o cinema mais famoso do mundo. Aqui é onde estreiam os filmes mais importantes e onde todos os artistas sonham em estar.

História

O Teatro Chinês foi a obra-prima de Sir Grauman, um empresário sonhador que depois de uma viagem à China ficou apaixonado por sua cultura. Grauman já tinha experiência no setor, pois em 1922 havia construído o Teatro Egípcio, situado a poucos metros na mesma rua.

Depois de 18 meses de obras e com um orçamento de 2 milhões de dólares (algo incrível para a época), o Teatro Chinês abriu suas portas no dia 18 de maio de 1927 com a estreia do filme “O Rei dos Reis”. Com sua abertura chegou a mudança definitiva da indústria do cinema do centro de Los Angeles a Hollywood.

A construção deste enorme pagode foi supervisada pelo poeta e diretor Moon Quon, que viajou da China para a ocasião, assim como todos os materiais utilizados para a construção foram levados de lá. Um exemplo claro são os enormes “chinese heaven dogs”, metade cachorro, metade leão, pertencentes à Dinastia Ming, que protegem a entrada.

Desde a sua criação, o Teatro Chinês não parou se der renovado e, sem deixar sua origem de lado, conta com a melhor tecnologia do mundo (por exemplo, em 2013 se tornou maior cinema IMAX do mundo).

Atualmente é visitado por mais de 4 milhões de visitantes por ano.

Momentos históricos

Entre 1944 e 1946, foi a sede da cerimônia do Oscar, sendo o primeiro teatro em ostentar esta honra, já que até o momento era unicamente um privilégio dos hotéis.

Algumas das estreias mais famosas que aconteceram no Teatro Chinês foram Star Wards: Episódio IV, Uma Nova Esperança (1977) ou O Mago de Oz (1939).

As marcas dos famosos

No exterior do Teatro Chinês, você poderá encontrar as marcas dos pés e das mãos de mais de 200 famosos, entre os quais se destacam as de Sit Grauman (o criador), Shirley Temple, Sophia Loren, Jackie Chan ou Marilyn Monroe.

Vale a pena lembrar o início dessa tradição, já que começou por um descuido, quando pisaram sem querer uma zona de cimento ainda fresco. Existem várias versões, entre as quais dizem que a atriz Norma Talmadge foi a primeira em deixar sua marca por acidente. Outros dizem que foi o próprio Grauman o primeiro em fazê-lo.

Visitar o Teatro Chinês

Sua decoração interior, seu hall, seu lustre central, seus assentos... Se você é um amante da sétima arte, não pode deixar escapar a oportunidade de entrar no cinema mais famoso do mundo. É impressionante!

Para visitar o Teatro Chinês, você tem duas opções: comprar um ingresso e ver um filme ou fazer um tour guiado. As duas opções são válidas, já que ambas permitem desfrutar tanto do incrível auditório quando do hall de entrada, com objetos de filmes de todos os tempos.

Tour guiado

O tour guiado acontece a cada 30 minutos, das 10:00 às 16:00 horas, tem uma duração de 30 minutos e é feito em inglês (pode variar em função do dia). Você pode comprar o ingresso no próprio teatro (não costuma estar cheio) ou pela internet, onde às vezes há ofertas especiais.

Como o teatro fica fechado quando há algum evento (algo bastante habitual), recomendamos ligar antes para consultar se será possível fazer o tour (telefone +1 (323) 463-9576).

Horário

Varia em função do dia. Recomendamos consultar com antecedência.

Preço

Adultos: 16$.
Maiores de 60 anos: 13,50$.
Crianças entre 3 e 12 anos: 8$.
Menores de 3 anos: entrada gratuita.

Lugares próximos

Madame Tussauds (59 m)
Dolby Theatre (69 m)
Ripley's, Believe it or not! (236 m)
Hollywood Boulevard (742 m)
Calçada da Fama (872 m)